FICHA TÉCNICA:
Nome: Periquita Tinto
Casta: Castelão(72%), Trincadeira(13%) e Aragonês(15%)
Ano: 2008
País: Portugal
Região: Península do Setúbal
Produtor: José Maria da Fonseca Vinhos
Compra: R$26,50
DESCRIÇÃO:
O Periquita é o vinho português mais conhecido no Brasil, praticamente encontrado em todos os supermercados, diversos restaurantes o possui em suas cartas. No site do seu produtor, diz que o Periquita é o vinho tinto português mais consumido no mundo, 85% da sua produção é exportada. Para quem quiser conhecer a história desse vinho acesse o site.
Esse é o tipo de vinho que agrada uns e decepciona outros, tem gente que o ama e gente que o odeia. Confesso que fazia muito tempo que não o degustava, uns 7 anos mais ou menos. Sai do meu trabalho e como toda sexta-feira tomamos um vinho, resolvi compra-lo para ver como estava.
Na taça um vermelho rubi escuro, lágrimas em abundância e escorregadias, brilhante. No olfato, notas de amora e baunilha, média intensidade e pouco persistente, agradou! Na boca, médio corpo, acidez equilibrada, tâninos presentes mas suaves, notas de frutas vermelhas, intenso, álcool(13%) quente deixando o conjunto desequilibrado, final um pouco quente e persistente.
Um vinho que eu esperava mais, um nariz sem complexividade, no paladar um desequilíbrio ocasionado pelo álcool, final quente devido ao álcool. Não posso nem falar que era a temperatura, pois o ambiente estava em 17o graus para menos devido ao ar-condicionado.
NOTA: 7,4
Nenhum comentário:
Postar um comentário