Livros


Título: Vinho Sem Segredo
Autor: Patricio Tapia
Editora: Planeta
Indicado para: Iniciantes e Iniciados

Bem direto, é o que eu diria sobre esse livro. Ele traz informações do vinhedo a vinificação, explica de modo superficial algumas cepas brancas e tintas, explica a vinificação dos brancos, tintos e espumantes, assim como o clima, solo, colheita, etc, que influenciam o vinho a ser produzido.
Traz informações para degustação do vinho, como servir, que vinho guardar, etc.
Vale a pena ler para conhecer resumidamente diversos assuntos sobre o mundo do vinho.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------




Título: Vinho Tinto O Prazer É Todo Seu
Autor: Sérgio Inglez de Sousa
Editora: Marco Zero
Indicado para: Iniciantes e Iniciados

Lembro que quando o livro chegou na minha casa, abri e dei uma folheada justamente no meio e logo vi que se tratava de fichas de degustação, lembro que na descrição mencionava que vinham 100 fichas de degustação, mas havia esquecido desse detalhe. No começo eu achei o livro um pouco pequeno, afinal ele apresentava 50 páginas com informações a respeito de Vinho Tinto, depois de le-lo, achei um livro bom, focado para degustação.
Nessas 50 páginas, o autor descreve as principais castas que originam vinhos tintos, 16 ao todo, explicadas de maneira simples mas objetiva, por ser um livro brasileiro sempre foca no vinhos nacionais passando por vinhos de outros países, no final de cada uva ele da dicas de harmonizações. O autor criou uma espécie de roteiro para avaliar o vinho, ensinando como utilizar as fichas de degustação e como dar as notas para cada ítem avaliado, são 100 fichas para o leitor preencher.
Eu achei esse livro muito interessante, principalmente para quem gosta de escrever sobre as sensações que os vinhos proporcionam. O meu ainda esta vazio, costumo utilizar o diário do vinho, meu caderno de anotações e o blog, mas assim que o diário encher, vou utilizar o livro.
Um bom livro para se ter sempre à mão como fonte de consultas rápidas, principalmente harmonização e detalhes de cada casta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário