Retirando Rótulos

Muita gente gosta de retirar os rótulos dos vinhos para guardar, para colar em diários de vinhos, para fazer enfeites, etc. O que acontece é que existem muitos vinhos que o rótulo é quase impossível de se tirar sem danifica-los. Eu utilizo 2 técnicas que me ajudaram a tirar 100% dos rótulos sem danifica-los, vamos a elas:

1- Essa técnica é a que decide se vai ser tranquilo ou não retirar o rótulo, e o melhor, com essa técnica o rótulo sai perfeito. Ferva 1L de água, com um funil encha a garrafa que deseja retirar o rótulo 2 dedos acima do rótulo, espere 1 minuto e tente tirar o rótulo menor, o de trás, se ele sair com facilidade o da frente também sairá, tente sempre começar a puxar por um dos cantos. Agora é só cola-lo onde quiser. Se essa técnica não deu certo, vá para a técnica 2, que é um pouco mais difícil.

2- Se o rótulo na primeira técnica quis comecar a rasgar quando você começou a puxar pelos cantos, pegue o resto da aguá e coloque em um local que o rótulo fique em contato com a agua quente, eu utilizo um prato fundo, deixe em contato por 1 minuto e com um régua de 15 ou 20 cm, vá tentando retirar o rótulo, sempre na horizontal, seja da esquerda para a direita ou direita para esquerda, como se fosse uma espátula, eu utilizo uma espécie de espátula, va fazendo isso até o meio, e ai retorne a garrafa para o prato se a água estiver bem morna, aqueça-a novamente, e repita a operação com a régua ou espátula. O rótulo ira sair meio amassado, espere secar um pouco, com ele um pouco umido ainda, coloque embaixo de um livro para ele ficar reto.

Eu utilizo essas 2 técnicas e sempre me deu resultados positivos.
Qualquer dúvida é so perguntar!

Um comentário:

  1. A primeira tecnica utilizo com frequencia e realmente dá resultado, principalmente nos vinhos chilenos e argentinos
    A segunda vou experimentar
    No meu caso para os rotulos que não saem com a agua quente, coloco a garrafa dentro em uma garrafa pet com uma solução de sabão em pó e um pouco de detergente tipo tira gordura, em aproximadamente 90% das vezes depois de 24 hs o rotulo esta solto.

    ResponderExcluir