quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Argento Torrontés - 2009


FICHA TÉCNICA:

Nome: Argento
Casta: Torrontés
Ano: 2009
País: Argentina
Região: Mendoza
Produtor: Bodegas Esmeraldas S. A.
Compra: R$ 16,90.

DESCRIÇÃO:
Já vou começar com uma observação, a garrafa esta vázia, o vinho tem coloração amarelo claro!
Eis uma casta que eu nunca havia degustado, por curiosidade resolvi experimenta-la. Um coisa que me chamou a atenção foi o teor álcoolico de 14% associado ao preço baixo, ultimamente vinhos com essas características estão com o álcool destacado, fiquei com receio mas resolvi experimentar.
O Torrontés é uma casta típica da Argentina, embora sua origem seja motivo de discussões, uma das teorias, seria que o torrontés é um cruzamento da Moscatel com a Criolla, sendo assim, essa casta seria exclusiva da Argentina. Outra teoria baseia-se que a Torrontés seria um clone de uma variedade européia aromática.
Fato é que essa casta me conquistou, na taça, um amarelo-claro, lágrimas entre densas e escorregadias, límpido, transparente. Um olfato potente, intenso e persistente, revelando notas de pêra, laranja e florais, muito agradável.
No paladar, médio corpo, acidez fresca, álcool equilibrado apesar dos 14%, notas de laranja e florais, intenso, final muito agradável, retrogosto longo e saboroso, muito agradável.
Para quem não conhece essa casta, sugiro esse vinho, possui um ótimo custo x benefício e apresenta muitas características desta casta. No olfato aromas potentes, um paladar equilibrado e um final mácio e persistênte.

NOTA: 8,4

Nenhum comentário:

Postar um comentário