quarta-feira, 14 de setembro de 2011

A Uva Tannat



Uva que tem como berço Madiran, no sudoeste da França. Essa variedade tinta que chegou no Uruguai graças a imigrantes bascos por volta do século XIX e, virou uma bandeira vínicola para o Uruguai sendo assim até hoje.
Essa uva gera vinhos muito potentes, ricos em aromas e duro nos tâninos, dai o nome Tannat devido a grande concentração de tâninos, que além da cor, dão ao vinho tinto sua característica de adstringência maior ou menor de acordo como o vinho foi produzido. Os vinhos 100% Tannat demoram muito tempo para acalmar seus tâninos, sendo que usa-se muito essa uva com outras, como a Cabernet Franc, Merlot e até mesmo com a Cabernet Sauvignon, originando vinhos menos tânicos.
No vinho Uruguai pode-se encontrar notas de groselha, framboesa, tendendo a ser adstringente mas com uma acidez rica e, boa concentração de sabores, diferente das notas de especiarias, couro e terra de Madiran.
É um vinho que quando bem produzido, consegue deixa-lo mais elegante e consequentemente mais "acessível" ao nosso paladar, acompanhando bem carnes vermelhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário