FICHA TÉCNICA:
Nome: Vezzani Primitvo Salento
Casta: Primitivo
Ano: 2009
País: ItáliaRegião: Salento
Produtor: ANGELO ROCCA & FIGLI s.n.c
Compra: R$15,90DESCRIÇÃO:
Um vinho italiano que nem chega perto dos grandes rótulos da Itália, mas é um bom vinho para se tomar no dia a dia, o ótimo custo x benefício faz desse vinho uma boa pedida principalmente para uma pizza ou churrasco.
Sua categoria é IGT(Indicazione Geografica Tipica), que é um classificação regida por lei substituindo a Vini Tipici como a base na pirâmide de qualidade, um vinho só ganha esta classificação quando todas as uvas usadas em sua produção sejam da mesma região onde for feita a vinificação, a região constatará no nome do vinho.
Vamos falar um pouco do que eu achei desse vinho, na taça um vermelho-rubi intenso, límpido, com reflexos violáceos, lágrimas densas.
Um olfato agradável, meio complexo, intenso e persistente, com notas de couro, frutas vermelhas destacando a cereja e, madeira.
No paladar uma acidez equilibrada, por mais que o álcool seja 13% quase não se nota, tâninos levemente ásperos tiraram um pouco do equilíbrio desse vinho, notas de cereja, médio corpo, pouco intenso, um final pouco persistente, meio macio.
Esse vinho é o que eu posso chamar de "pouco médio", porque na boca a maioria dos ítens se não for "pouco" é "médio", no nariz agradou, mas na boca achei um pouco áspero devido a estar jovem, com o passar do tempo tende a melhorar. No site esta escrito que o potencial de envelhecimento é de 4 anos, quem sabe daqui uns 2 anos os tâninos ja não estejam mais suaves.
Compraria novamente!
NOTA: 7,7
Nenhum comentário:
Postar um comentário